segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A postura do Ministro de Música

É fato que qualquer pessoa ou objeto que ocupe em um determinado espaço uma posição de destaque atrai para si a atenção de praticamente todo mundo. Com o ministro de música não é diferente, ele talvez chame mais a atenção para si do que o próprio padre em alguns momentos da celebração. É exatamente aí que mora o perigo. O ministro de música deve marcar presença, mas passar despercebido em termos de aparição ao menos nas missas.
Não é raro presenciarmos músicos que se comportam como se estivessem em um show durante as celebrações, o que além de chamar atenção para um aspecto negativo, tira muito o sentido do momento. Isso só para citar uma situação em que as atitudes não condizem com a missão. Algumas observações podem ajudar a melhorar nesse aspecto, como ter a consciência que em primeiro lugar sua missão é evangelizadora e não pura e simplesmente "exibir" o talento que Deus lhe concedeu. Nesse caso o amadurecimento pessoal fala bem alto e pode significar a diferença entre estar tocando A missa e tocando NA missa, como já citei antes. Os ensaios são de extrema importância e devem ser levados com a mesma seriedade, pois deles depende o êxito de cada apresentação. Não é elegante ficar ensaiando momentos antes da missa começar - a menos que seja uma canção mais nova que esteja sendo passada para a comunidade - visto que muitas pessoas preferem o silêncio da igreja para fazer um momento pessoal de interiorização ou ainda rezarem o terço, enfim, se o ensaio rolou tranquilo, não há porque fazer isso. Na minha realidade atual os meus companheiros de ministério não tem tempo disponível para ensaiarmos durante a semana, assim, nos encontramos duas horas antes da missa para ensaiarmos e deixar tudo pronto, inclusive com nosso som passado e equalizado (assuntos futuros). Outra situação bem comum é vermos músicos que passeiam por toda a igreja no intervalo entre uma música e outra, desviando a atenção da comunidade. Parece que tudo acontece: alguém o chama, tem sede ou vontade de usar o banheiro etc. Aliás, é uma dica: usar o banheiro momentos antes de começar a celebração e procurar manter uma garrafa com água bem próxima para evitar tal fato. Aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, notebooks, gravadores e o escambau também não combinam com concentração, além de, claro, desviarem a atenção. Tenham em mente que todos na comunidade estão com os olhares voltados para a frente, onde normalmente o ministério de música fica. As conversas paralelas também devem ser evitadas ao máximo, pois mesmo que a comunidade não perceba e se distraia, você como músico pode se distrair e deixar de perceber um momento onde o celebrante pede uma música, ou ainda necessita que você responda as invocações da Oração Eucarística por exemplo. Afinar os instrumentos durante a missa é algo imperdoável. Caso isso seja realmente necessário, procure fazê-lo de modo silencioso, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis como afinadores eletrônicos e cuidando para que ao terminar a execução de uma música manter o volume dos instrumentos zerados. A vestimenta é algo que também deve ser observados pelos ministros de música, devendo-se evitar bermudas, decotes e roupas muito justas ou curtas.
Em encontros diversos, grupos jovens, tardes de louvor e afins, a coisa já muda de figura e você usar e abusar da emplogação, claro que fazendo dela uma arma para envolver as pessoas. As músicas podem ser mais trabalhadas tecnicamente, os arranjos podem ser mais envolventes e a dinâmica mais forte. Agora o principal esta na sua vida fora da igreja. A partir do momento que você escolhe ser um ministro de música, sua vida social fica automaticamente atrelada às atividades da sua vida religiosa. Todos na rua vão passar a identificar você como "o menino ou a menina que canta e/ou toca na igreja", logo sua vida social estará passiva a mais cobranças, o que não deve ser problemas pois somos cristãos e o devemos ser em qualquer lugar e em companhia de qualquer pessoa. O fato é que não pega bem você ser visto cantando ou tocando na missa, e em seguida ser visto num bar com uma garrafa de cerveja na mesa, discutindo a vitória do seu time de futebol. Não quer dizer que com isso sua vida social vai acabar, deve-se apenas ter discernimento e seguir as escrituras: "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" I coríntios 6,12. Como vocês podem ver, não é uma das tarefas mais simples ser ministro de música, porém não é impossível, e a transformação deve começar em cada um, mas a missão é de todos. Devemos cultivar dentro do nosso convívio o modo de vida dos primeiros cristãos, quem está nesse barco é porque acredita naquilo que prega, e quem acredita no que prega, VIVE o que prega, do contrário é hipocrisia. Espero que tenha conseguido passar algo de positivo essa semana, e deixo o desejo de que todos se comprometam ainda mais com o serviço do reino, pois nada há de mais gratificante nesse mundo. Que a alegria do Senhor seja nossa força durante essa missão. Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário