segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O ministro de música

Você já se perguntou o real motivo para se animar as missas, grupos de oração, encontros de jovens e afins? Como falei a semana passada, se a música for o seu dom, o seu talento, você será cobrado pelo que fez com ele. Ser um ministro de música é muito mais que simplesmente chegar, ligar seu instrumento e tocar/cantar e ir embora. É dedicação, amor e comprometimento com a palavra. A música, sobretudo dentro da realidade cristã é uma arma poderosíssima que poderá conduzir tanto a salvação quanto a perdição. Os ministros de música estão sempre na mira do inimigo, lembram da história de Lúcifer? Lembram quem ele era? Pois bem, antes de ser expulso do paraíso, Lúcifer era o comandante do coro celestial, que ao rebelar-se contra Deus, foi expulso do paraíso levando junto com ele uma terça parte dos anjos do céu (Apoc. 12-4), imaginem o poder de influência que ele tem sobre a música! Não é à toa que nos tempos de hoje a porta para a perdição de muitas famílias se faz através de músicas que em nada contribuem para o crescimento das pessoas, prova disso são as músicas atuais, que são uma convocação explícita ao consumo de drogas e a pedofilia por exemplo. E nós? O que fazemos como cristãos, como ministros de música dentro da igreja? Estamos utilizando nossas armas com eficácia, ou estamos lá só por achar divertido e nos conformamos com aquela velha máxima: "É melhor que estar no mundo..."? Imagine a seguinte cena: Uma pessoa chega na igreja para uma celebração, mas ela esta tão angustiada, com o coração tão apertado que nem sequer as palavras lhe conseguem vir à boca, ela está ali extremamente necessitada da misericórdia de Deus. Daí, uma música começa a ser executada, mesmo que não haja ninguém pregando, apenas a música tocando, e mesmo assim algo consegue tocar aquela pessoa, talvez uma frase, uma palavra, ou mesmo a melodia suave, não importa. De alguma maneira essa pessoa se sentiu agraciada, sentiu estar na presença de Deus e sentiu conforto e segurança para abrir seu coração e entregar sua vida a Deus. Essa é uma das missões confiadas ao ministro de música, tocar o coração, aproximar as pessoas de Deus. Quem sabe aquela homilia que o padre pregou por minutos, se complete com a música que você executou, e era só isso que faltava para a evangelização acontecer. Deus age na simplicidade das coisas!
Porém, para que isso aconteça, é necessário que o ministro de música esteja firme na espiritualidade, em constante oração e discernimento, além claro da parte técnica bem treinada. Não se pode dar aos outros aquilo que não se tem! Como você quer ser canal de trasnformação se sua própria vida ainda não foi transformada? Além de tudo, você não está somente querendo levar as pessoas a Deus, mas está indo também ao encontro d´Ele, está louvando, está adorando, está orando com a música. Isso é o que faz do ministeriado de música um dos trabalhos mais complexos dentro da reaidade da igreja, porém como citei antes, é um dos mais gratificantes. O clima de evangelização deve permear toda celebração, ninguém assiste a missa, participa-se da missa, ninguém toca na missa, toca-se a missa. Por isso, é de fundamental importância que o ministro de música busque diariamente uma experiência com Deus em todos os aspectos de sua vida, pois é a Ele que servimos e é d´Ele que nos fortalecemos. Espero que tenha passado algo de bom nessas palavras, e que a alegria do Senhor seja nossa força nas lutas diárias contra nossos inimigos, que sejamos mais fortes cada dia e que nunca pensemos e desistir dessa missão que Deus nos confiou, pois como o próprio Jesus falou: ..." Estarei convosco todos os dias..." Mt 28-20. Deus abençoe a todos!

2 comentários:

  1. Que Deus abençoe você Eduardo. Que Ele continue a te iluminar para que juntos possamos glorificar e bem dizer o Seu nome. Que Deus seja louvado em todos os momentos de nossas vidas!

    ResponderExcluir